Os escolhidos por Portugal para representar a seleção no Euro 2024

Portugal está a um dia de se estrear na fase final do Euro 2024. Na convocatória houve algumas estreias, e face a competições anteriores houve também os habituais nomes de peso. A lista de 26 foi escolhida minuciosamente por Roberto Martinez.

Eis a lista de convocados:

1 – Rui Patrício

Posição Guarda Redes

Data de Nascimento – 15/02/1988

Clube – AS Roma

Rui Patrício dispensa apresentações para os fãs de futebol. O guardião oriundo de Leiria foi durante longos anos titular indiscutível da baliza da Seleção de Portugal. O pináculo da carreira de Patrício pela Seleção foi em 2016, ano em que fez uma brilhante exibição na final em que Portugal conseguiu bater a França por 0-1 já em tempo de prolongamento.

Embora atualmente seja suplente tanto da baliza de Portugal como da Roma, Rui Patrício é uma opção válida para qualquer treinador, quer seja para entrar a jogo ou pela sua influência no balneário.

2 – Nelson Semedo

Posição – Lateral Direito

Data de Nascimento – 16/11/1994

Clube – Wolverhampton

Semedo não precisou de muitos jogos ao serviço do Benfica para se destacar no panorama europeu e ser contratado para jogar no Barcelona. A sua passagem pelo clube catalão passou despercebida, e foi em 2020 que trocou a La Liga pela Premier League. É ao serviço do Wolverhampton que Semedo tem jogado desde há 4 anos, e embora tenha falhado algumas das convocatórias passadas de Portugal, é um sério candidato a assumir a titularidade por Portugal.

3 – Pepe

Posição – Defesa Central

Data de Nascimento – 26/02/1983

Clube – FC Porto

Aos 41 anos Pepe é o jogador mais velho a ser convocado para a fase final do Euro 2024. O defesa central do FC Porto é inquestionavelmente um dos capitães da Seleção justificando-o com a sua forte presença em campo. Pepe não dá ponto sem nó quando chega o momento de dar a vida pela camisola de Portugal, e isso é notório pelo seu grau de competitividade em cada jogo.

4 – Ruben Dias

Posição – Defesa Central

Data de Nascimento – 14/05/1997

Clube – Manchester City

Foi no Benfica que Ruben Dias vingou, sendo titular indiscutível na equipa das águias. No entanto, a sua passagem pelo Benfica pouco tempo durou, visto que Pep Guardiola não hesitou na sua contratação. Ao serviço do Manchester City é um dos jogadores mais importantes do plantel, destacando-se pelo seu compromisso e profissionalismo dentro e fora das quatro linhas. No ano em que o City conquistou o triplete, Ruben Dias foi eleito o jogador do ano pelo clube, o que por si só demonstra o excelente defesa central que Portugal tem ao seu serviço.

5 – Diogo Dalot

Posição – Lateral

Data de Nascimento – 18/03/1999

Clube – Manchester United

Foi em tenra idade que Diogo Dalot foi transferido do FC Porto para o Manchester United. Pelos dragões Dalot jogou com regularidade durante meia época, tendo sido comprado de imediato pelos red devils. No Manchester United Dalot conquistou o estatuto de titular, e tem vindo a subir muito o seu rendimento ao longo dos últimos dois anos. É um lateral excelente no que toca a subir para atacar, no entanto tem algumas lacunas defensivas, que é algo que tem vindo a trabalhar nos últimos meses.

6 João Palhinha

Posição – Médio Defensivo

Data de Nascimento – 09/07/2024

Clube – Fulham

Palhinha é a definição de tampão no meio campo: quer ao serviço da Seleção quer ao serviço do Fulham. Foi no Sporting onde se destacou, o que levou a rumar à Premier League. As suas exibições são consistentes e positivas, o que levou o Bayern de Munique a ter o jogador praticamente fechado no verão passado. A nível de posicionamento e ataque ao portador da bola Palhinha é excecional, o que faz dele um homem de total contacto. É agressivo no que toca à recuperação do esférico, o que muitas das vezes o leva a ver cartões.

7 – Cristiano Ronaldo

Posição – Avançado

Data de Nascimento – 05/02/1985

Clube – Al Nassr

Já não há muitas palavras que não foram ditas para descrever o capitão da Seleção Nacional. Para muitos (ainda é) o melhor jogador do mundo e já é há 20 anos que Ronaldo está na alta rodagem do futebol. Este facto deve-se ao seu trabalho árduo, disciplina e compromisso. Cristiano é um finalizador exímio. É o melhor marcador de sempre por seleções, número esse que pode subir ainda durante este Euro. O compromisso de Ronaldo pela Seleção sempre foi uma história de amor, e esse sentimento foi notório aquando Portugal conquistou o Euro 2016; pelo contrário na eliminação do Mundial 2020 foi viral a saída do capitão do estádio, lavado em lágrimas em direção ao balneário. Embora tenha os seus 39 anos, Cristiano continua a ser um jogador que pode resolver um jogo a qualquer momento; muitas das vezes só precisa de meia oportunidade para fazer golo.

8 – Bruno Fernandes

Posição – Médio Ofensivo

Data de Nascimento – 08/09/2024

Clube – Manchester United

O Capitão do Manchester United destacou-se ao serviço do Sporting, o que levou o United a investir na sua contratação, e a verdade é que ao serviço do colosso inglês Bruno Fernandes joga e faz jogar. O médio tem uma leitura de jogo aliada à velocidade de decisão exímia, o que faz com que rompa por diversas vezes as linhas da defesa adversária. Na era Roberto Martinez é dos jogadores mais preponderantes da Seleção, e a sua titularidade é um dado praticamente adquirido.

9 – Gonçalo Ramos

Posição – Avançado

Data de Nascimento – 20/06/2001

Clube – Paris Saint Germain

Ganhou a titularidade a Cristiano Ronaldo, na era Fernando Santos, após ter feito um hat-trick frente à Suíça no Mundial 2020. Nesse ano Ramos estava de pé quente ao serviço do Benfica, o que levou o clube encarnado a vendê-lo para França. No PSG Ramos ainda não assumiu o estatuto de titular, porém entra em grande parte dos jogos, e por vezes ainda joga a titular. A pressão que Ramos oferece no 1.º momento da construção de jogo do adversário poderá ser útil a Roberto Martinez. Por isso, Ramos se não for titular poderá entrar em alguns jogos de Portugal.

10 – Bernardo Silva

Posição – Médio

Data de Nascimento – 10/08/1994

Clube – Manchester City

Benfiquista declarado. Foi no seu clube de coração que Bernardo Silva teve a sua formação. Porém, a sua carreira nas águas não correu bem, e jogando a lateral esquerdo acabou por não ter o rendimento desejado que Jorge Jesus queria aquando o usou. Foram poucos os minutos que Berardo Silva teve de águia ao peito, tendo acabado por ser vendido ao AS Mónaco. Foi em França que Bernardo Silva apareceu na alta rodagem do futebol, e as suas prestações na Liga dos Campeões e Ligue 1 fez o Manchester City comprá-lo. No City assumiu-se como titular e tanto joga a médio direito como médio centro ou ofensivo. Bernardo Silva tem características que reúnem todas as condições para que possa ser titular neste Euro.

11 – João Félix

Posição – Avançado

Data de Nascimento – 10/11/1999

Clube – Atlético de Madrid

Prometeu muito quando apareceu no Benfica. Bastou meia época para fazer com que o Atlético de Madrid desembolsasse 120M€ pelo prodígio e Golden Boy português nos seus 19 anos. No entanto a sua chegada ao Atlético não correu de feição e Félix entretanto já foi emprestado e clubes como o Chelsea e Barcelona. No Chelsea não conseguiu vingar, e no Barcelona acabou por ser relegado para o banco de suplentes. A qualidade técnica e individual de Félix são acima da média, mas entretanto o jogador português ainda não se conseguiu afirmar como titular indiscutível dos clubes por onde tem passado ao longos dos últimos meses. Fica a questão no ar se conseguirá a titularidade em algum jogo da Seleção no Euro.

12 – José Sá

Posição – Guarda redes

Data de Nascimento – 17/01/1993

Clube – Wolverhampton

Sá é guarda redes do Wolverhampton, mas infelizmente para ele na Seleção é a 3.ª escolha. Sá está atrás de Patrício e Diogo Costa na hierarquia de guarda redes para defender a baliza das Seleção das Quinas. Foi chamado para representar a Seleção pela primeira vez em 2017, mas teve de esperar até 2023. É provável que José Sá não some qualquer minuto na competição.

13 – Danilo Pereira

Posição – Defesa Central / Médio Defensivo

Data de Nascimento – 09/09/1991

Clube – Paris Saint Germain

Era médio do Marítimo quando despertou o interesse do FC Porto a levá-lo para o Dragão. No Porto Danilo destacou-se a jogar na posição de trinco, e mais tarde começou a ser adaptado a defesa central, lugar onde desempenha o seu papel com bastante competência. Posteriormente foi comprado pelo PSG onde joga até aos dias de hoje, Danilo é dos jogadores mais velhos de Portugal, e por isso também será um dos mais respeitados. A sua titularidade provavelmente não acontecerá, mas a verdade é que é um jogador de peso para o balneário de Portugal.

14 – Gonçalo Inácio

Posição – Defesa Central

Data de Nascimento – 25/08/2024

Clube – Sporting CP

Embora tenha apenas 22 anos, Inácio já defende as cores do Sporting há algumas temporadas e tem se destacado como um dos ativos mais importantes dos leões ao longo destes anos. A sua saída de Alvalade poderá estar iminente, mas a verdade é que ainda não se concretizou. A vinda de Martinez para o comando técnico da Seleção de Portugal poderá favorecer o jovem central esquerdino, uma vez que Martinez é adepto de jogar com o esquema tático de 3 centrais, onde Inácio poderá ter lugar como defesa centra esquerdo. Esta é a primeira grande prova da Seleção que Inácio vai disputar, portanto acaba por ser uma estreia para o jovem jogador dos leões. A sua titularidade dependerá, certamente, do esquema tático utilizado por Martinez.

15 – João Neves

Posição – Médio

Data de Nascimento – 27/09/2004

Clube – Benfica

Aos 19 anos o menino de Tavira é indiscutivelmente titular absoluto no Benfica. João Neves é um dos melhores jogadores do campeonato português, o que já tem levado à cobiça de clubes estrangeiros pelo jovem médio encarnado. Adorado pelos adeptos e pelos seus colegas de equipa, a humildade de João Neves parece ser tão grande como o jogador que é. Tem jogado a titular por Portugal em grande parte dos jogos amigáveis, o que levanta a dúvida se aos 19 anos conseguirá a titularidade no meio campo de Portugal. Embora haja médios com muita qualidade para assumir o meio campo, João Neves é um forte candidato a jogar de início nessa posição.

16 – Matheus Nunes

Posição – Médio

Data de Nascimento – 27/08/1998

Clube – Manchester City

Matheus Nunes é mais um médio de qualidade disponível para Roberto Martinez. Foi chamado para render o lugar do lesionado Otávio, tendo sido chamado mais tarde para se juntar à concentração da Seleção portuguesa. Foi noi Sporting que Nunes se destacou, tendo sido comprado posteriormente pelo Wolves. Após épocas de boas exibições pelos lobos de Inglaterra, o Manchester City avançou com a sua contratação, mas a verdade é que são raras as vezes em que Matheus Nunes consegue ter a oportunidade de somar minutos pela camisola dos citizens. Neste sentido, Nunes estará longe de ter o ritmo competitivo que outros médios da Seleção têm, o que fará dele muito provavelmente um suplente do banco de Portugal.

17 – Rafael Leão

Posição – Extremo Esquerdo

Data de Nascimento – 10/06/1999

Clube – AC Milan

Leão é dos melhores jogadores da Serie A de Itália. Enquanto representa o AC Milan, Leão toma conta da ala ofensiva esquerda. Fortíssimo no 1vs1, mas fraco na transição defensiva Rafael leão é um extremo de luxo que poderá obter a titularidade pela equipa de Portugal. O facto de Leão não defender poderá ser um problema nas contas para Roberto Martinez, pelo que a sua titularidade está longe de estar assegurada. Do Sporting para o Lille e do Lille para o PSG, o menino oriundo do Seixal, que hoje é homem com 25 anos continua a crescer no futebol mundial, o que faz dele uma escolha de luxo.

18 – Ruben Neves

Posição – Médio

Data de Nascimento – 13/03/1997

Clube – Al Hilal

Foi no Porto que Ruben Neves apareceu para o futebol. A sua passagem pelo futebol português foi relativamente curta, pois foi mais um jogador português a rumar para emblemas da Premier League. No Wolves passou 6 épocas, e ao longo desse percurso ia sempre sendo associado a clubes de outro patamar, mas a verdade é que a transferência para outros clubes de maiores ambições nunca se verificou. Aos 26 anos decidiu trocar a Europa pela Ásia, e o Wolves pelo Al Hilal de Jorge Jesus. O próprio assumiu que a parte financeira foi importante para aceitar o desafio de rumar à Arábia Saudita, pois queria dar todas as condições possíveis à sua esposa e aos três filhos que tem. Ruben Neves poderá ser titular na Seleção, mas devido à competitividade que tem essa questão será respondia nos próximos dias.

19 – Nuno Mendes

Posição – Lateral Esquerdo

Data de Nascimento – 19/06/2002

Clube – Paris Saint Germain

Herdeiro natural de Raphael Guerreiro para render a posição de lateral esquerdo na Seleção de Portugal. Nuno Mendes teve o início da sua carreira com as cores do Sporting, mas foi pouco o tempo que aguentou nos leões, pois o jovem lateral português é uma verdadeira locomotiva, e o PSG veio buscá-lo a Alvalade. Embora Nuno Mendes seja um excelente jogador as suas lesões ao longo da carreira têm prejudicado o lateral esquerdo português de 21 anos de demonstrar o seu talento em campo. Não obstante, certamente que a posição de lateral esquerdo passará por ele, ou por João Cancelo.

20 – João Cancelo

Posição – Lateral

Data de Nascimento – 27/05/1994

Clube – Manchester City

Já desde há muitos anos que João Cancelo é dos melhores laterais – principalmente no que toca ao aspeto ofensivo – do planeta. O caso de Cancelo no Benfica é semelhante ao de Bernardo Silva, sendo que ambos partilham a mágoa de não terem somado mais minutos pelo clube da Luz. A pouca utilização de Cancelo levou-o a rumar ao Valencia, em Espanha. Após alguns empréstimos a Juventus comprou o jogador em definitivo ao clube espanhol, onde jogou durante uma temporada. Após o término da temporada foi vendido ao Manchester City onde jogou durante 4 anos. Foi emprestado ao Bayern de Munique, mas não convenceu. A época passada foi emprestado pelos ingleses ao Barcelona, e o seu futuro ainda está por decidir. João Cancelo tem qualidades excelentes de passe e remate para um lateral, e tanto joga na esquerda como na direita. Será um jogador bastante útil para Portugal.

21 – Diogo Jota

Posição – Avançado

Data de Nascimento – 04/12/1996

Clube – Liverpool

Passou pelo Paços de Ferreira e depois pelo Porto. No Porto despertou as atenções dos ingleses, e tal como muitos jogadores portugueses rumou ao Wolves. O seu passe foi vendido ao Wolves pelo seu clube proprietário, que era o Atlético de Madrid. Diogo Jota nunca se destacou no Atlético, e enquanto jogador dos colchoneros foi emprestado ao Porto e Wolves (que compraram o seu passe em 2018). Após 3 épocas ao serviço do Wolves, Jota acabou por ser transferido para o Liverpool – clube que representa desde o verão de 2020. No Liverpool Jota joga em qualquer posição do ataque, mas é em frente à baliza que Jota rende mais, pois a sua taxa de golos face aos remates que tenta é bastante satisfatória. Se não fossem as lesões que vai tendo ao longo das épocas (inclusive esta) Jota poderia muito bem ser titular de Portugal. No entanto, não se surpreenda se vir jota a jogar a titular por Portugal, pois a sua qualidade permite que usufrua desse estatuto.

22 – Diogo Costa

Posição – Guarda Redes

Data de Nascimento – 19/09/1999

Clube – FC Porto

Diogo Costa já conquistou títulos europeus por Portugal aquando representava as camadas jovens da seleção portuguesa. Na seleção A continua sem títulos, e o primeiro grande torneio que disputou foi o Mundial de 2020, competição onde o seu nervosismo eram notórios. Diogo Costa teve a responsabilidade no golo que Portugal sofreu de Marrocos nos quartos de final do Mundial desse mesmo asno, mas isso não faz dele um guarda redes inseguro. Costa é muito bom a jogar com os pés e muito competente dentro dos postes. Ainda é jogador do FC Porto, mas certamente esse estatuto não durará por muito tempo, visto ter vários interessados na sua contratação. A sua qualidade fez com que Patrício fosse arredado para o banco de suplentes da seleção. Atualmente é dono e senhor das redes da baliza da seleção das quinas.

23 – Vitinha

Posição – Médio

Data de Nascimento – 03/02/2000

Clube – Paris Saint Germain

Vitinha é mais um jogador que se destacou no futebol português, nomeadamente no FC Porto. O português é titular na equipa de Paris, joga e faz jogar. É um médio de excelente qualidade que fez uma melhor época da sua carreira pelos parisienses com uma prestação muito positiva na Liga dos Campeões. Certamente assumirá a posição de titular em alguns dos jogos da Seleção de Portugal.

24 – António Silva

Posição – Defesa Central

Data de Nascimento – 30/10/2003

Clube – Benfica

Com escolas feitas no Benfica, já são algumas duas épocas que o jovem central do clube da Luz leva de águia ao peito como titular. António Silva é um dos maiores ativos do Benfica, e provavelmente estará para próxima a sua saída do clube da Luz. Com apenas 21 anos, António Silva tem sido cobiçado por alguns colossos europeus, mas a verdade é que poderá não ser titular em grande parte dos jogos da seleção.

25 – Pedro Neto

Posição – Extremo

Data de Nascimento – 09/03/2000

Clube – Wolverhampton

Pedro Neto é um jogador com muita qualidade. É um extremo que Martinez pode contar, mas as lesões que o jogador obteve ao longo dos últimos meses não lhe facilitaram a vida. Pedro Neto é dos nomes mais contestados pelos adeptos no que toca a ser convocado para a fase final do Euro, visto a sua pouca utilização por parte do Wolves. Sem ritmo competitivo, dificilmente Pedro Neto conseguirá somar minutos durante a fase final do Euro 2024.

26 – Francisco Conceição

Posição – Extremo Esquerdo

Data de Nascimento – 14/02/2002

Clube – FC Porto

É a grande surpresa da convocatória da Seleção Nacional. O extremo do FC Porto fez provavelmente a melhor época da sua carreira e como fruto disso foi convocado para a fase final do Euro 2024. Por Portugal fez um jogo amigável a titular, onde conseguiu fazer 2 assistências e sacar um penalty. Francisco Conceição está longe de ser titular, mas pode ser um jogador muito útil no que toca a entrar para desequilibrar um jogo onde Portugal necessite de marcar golos. O jovem extremo é muito bom no que toca ao drible e ganhar faltas, pelo que pode ser uma mais valia para Portugal.